Monday, August 25, 2008

Fotografia de Produtos


Fotografar um produto (exemplo: uma xícara de café) com qualidade é questão de técnica, prática e senso crítico. Há quatro obstáculos que precisam ser superados:
1) Eliminar reflexos no produto
2) Conseguir foco em todo produto (ou desfoque quando é preterido)
3) Manter uma luz uniforme
4) Eliminar sombras
O item dois é o único que depende da lente escolhida para se fotografar. É preciso usar uma lente macro, capaz de realizar pequenas aberturas, o ideal é que a lente tenha no mínimo o f/stop de 32 (número do diafragma). Usando um f/stop de 32 ou uma abertura menor ainda, consegue-se um campo focal suficiente para ter todas as partes do produto em foco.

Os outros três itens (1,3 e 4) dependem do uso de uma mesa de produto, uma mesa desenvolvida para se fotografar produtos. Para quem não tem esta mesa, existe uma maneira barata e simples para improvisar. Compre 5 placas de isopor, de mais ou menos 50x100cm. Faça um cubo com estes pedaços, deixando somente a parte de cima aberta (como se fosse uma caixa de sapato aberta). Dentro deste cubo coloque uma folha grande de papel branco. Em cima da folha coloque o produto a ser fotografado. Use um FLASH externo com Haze (uma caixa quadrada de tecido que serve como difusor do flash) e tampe 2/3 da parte de cima do cubo com este Haze. Então fixe a máquina no tripé e use o 1/3 aberto, para fotografar o produto.

Para quem não tem Haze, existe uma maneira um pouco menos eficiente mas mesmo assim de grande serventia. Deixe a máquina fotográfica no mesmo lugar do exemplo anterior. No lugar do Haze coloque uma placa de isopor, fechando 2/3 do cubo. Abra a parte de frente do cubo (imagine uma caixa de sapato sem a tampa e com um dos lados recortados) e utilize esta área para disparar um FLASH comum. Só não dispare o flash diretamente em cima do produto, para evitar reflexos indesejados. A foto da xícara foi feita desta maneira, sem o uso do Haze.

Caso você só tenha o próprio FLASH da máquina fotográfica, faça alguns testes, sempre com o produto dentro do cubo do isopor. Evite disparara o FLASH diretamente sobre o produto.

Outra dica importante: use produtos impecáveis. É mais fácil limpar uma xícara antes da foto, do que remover sujeiras no Photoshop.

3 comments:

Heloise said...

Nossa, vou tentar isso!
Ajudou bastante, valeu!

Keila Marques said...

Muito bom...
Farei isso!

Unknown said...

ótima dica, gostei muito do teu blog, em meu blog tenho algumas imagens de produtos, aguardo sua visita. www.fotosemgrafia.blogspot.com grande abraço