Thursday, April 28, 2011
Friday, April 01, 2011
ouro preto, berimbau, a verdadeira conquista
algumas fotos transbordam simbologia. essa imagem foi tirada recentemente em ouro preto. embora a cidade faça lembrar uma época especial do ponto de vista do barroco, tratou-se de um período de exploração de escravos e de extrema discriminação racial. por isso, a simbologia da foto: o berimbau, símbolo dos escravos, na perna do aventureiro branco, que demonstra admiração e respeito pela cultura negra. o aventureiro do século XXI está acima da cidade, como se impondo uma nova ordem, que se constituiu a partir do respeito e da igualdade. o próprio nome da cidade sugere um trocadilho: o verdadeiro ouro "preto" está na herança cultural que o brasil traz dos povos africanos.
Conceito x Preconceito – o real perigo de Bolsonaro
As absurdas declarações do Deputado Bolsonaro enfureceram o país. A imprensa dedica uma considerável parte de seus noticiários ao assunto, e a opinião pública exige o imediato afastamento do deputado. Bolsonaro tornou-se inimigo público número um. Mas fica uma pergunta: qual o real perigo do Deputado Bolsonaro? A resposta: nenhum!
Bolsonaro é somente um sujeito preconceituoso que, graças à distorções em nosso sistema eleitoral, conseguiu eleger-se deputado. Praticamente 100% da população brasileira discorda de suas afirmações, e as declarações são tão insanas que fica até mesmo difícil de ofender-se. Os preconceitos raramente oferecem perigo, pois, na própria definição do termo, já está subintendido que se trata de pensamentos discriminatórios. O preconceito só existe quando a ampla maioria assim o classifica, caso contrário não seria um preconceito, mas um conceito.
Os conceitos, sim, oferecem um perigo real à sociedade. Foram conceitos que perpetuaram Hugo Chaves e Kadaffi no poder. Foram conceitos que levaram ao Holocausto, foram conceitos que possibilitaram o Golpe Militar no Brasil e são conceitos que não permitem a reformulação de nossa Constituição, fazendo com que, por exemplo, assassinos menores de 18 anos voltem às ruas para, na maioria dos casos, cometer novos assassinatos.
Os conceitos são perigosos pois carregam em si a arrogância do acerto. Baseiam-se, supostamente, em verdades e pensamentos racionais. Têm ideologias e prometem o equilíbrio. Um preconceito é uma ideia equivocada que já foi desclassificada. O conceito, ao contrário, é o equivoco ainda não identificado.
O acerto não existe, o que existe é um processo que tenta buscar o aperfeiçoamento. E, nesse processo, é indispensável que se faça mudanças e concessões. Assim, pergunto: quem oferece mais perigo à sociedade? Um Bolsonaro que declara insanidades, ou um deputado politicamente correto que faz uso da máquina do estado para tirar benefício próprio?
Aplaudo a indignação perante as declarações de Bolsonaro, pois batalhamos todos por um país com valores morais. Mas não vamos nos esquecer, jamais, onde é que mora o perigo.
Subscribe to:
Posts (Atom)