Friday, August 24, 2007

Liberdade

Era por volta de meia-noite e faltou energia no meu bairro. Repentinamente a televisão se calou, a internet desconectou, o computador parou. O rei Roberto Carlos, que berrava na casa do vizinho “detalhes tão pequenos de nós dois” emudeceu. As luzes que tanto me ofuscam, nas janelas dos prédios, ao meu redor, apagaram-se. Fez-se o silêncio, fez-se a escuridão. E, de repente, me senti livre com nunca antes. As fronteiras da cidade sucumbiram. Sem comunicação e sem vizinhos visíveis senti-me como se estivesse sozinho no mundo. Acendi uma vela que pintou de quente a minha casa – somente a minha casa – sem incomodar, sem ser visto por outros. Então tirei esta foto, uma auto-retrato. Talvez seja a mais sincera foto de toda minha vida. A minha liberdade durou pouco. Após alguns minutos a luz voltou e as fronteiras da cidade se reergueram.

Monday, August 20, 2007

Coisas do Rio


No Rio de Janeiro encontro cada foto. Este vendedor de chapéus resolveu tirar uma soneca e, enquanto isso, expor a sua mercadoria, chapéus trançados de palha.

Monday, August 13, 2007

o fim do parque lage


Hades é o mundo da mitologia grega do pós-morte e Hades está no Parque Lage do Rio de Janeiro. Assim como o MAM, mais um exemplo do Governo do Rio abandonando a cultura brasileira. A famosa escola de artes visuais, que ajudou a formar alguns dos maiores artistas brasileiros, vive hoje no abandono típico do mundo dos mortos. Só resiste, por heroísmo de alunos e professores. Já morreu, mas ainda não se deu conta. No último domingo lá estive dando adeus a este nosso patrimônio e registrei, para a minha série de fotografias HADES, ruínas, desmatamento e gatos.

Wednesday, August 08, 2007

Friday, August 03, 2007

Mais sobre Hades


Mais sobre Hades, o trabalho ao qual me dedico quase que exclusivamente. Hades é tanto o nome do mundo do pós-morte como de seu deus. Hades (o mundo) surgiu após a Guerra dos Titãs, quando os deuses Zeus, Posêidon e Hades, após derrotar Cronos, dividiram o mundo em três: a terra e o céu para Zeus – o mar para Posêidon – e o mundo do pós-morte para Hades. Hades (o lugar) é um ambiente triste, hostil, mas também surpreendente e pouco conhecido. Os gregos temiam Hades. Quem lá chegava era julgado por seus méritos em vida. Caso tivesse tido uma vida conforme os exigentes padrões morais, era conduzido aos Campos Elíseos, o “paraíso”. Caso contrário, era obrigado a uma existência infernal em Hades que poderia ser eterna ou passageira, dependendo do grau do desvio de conduta.